top of page

Finlab OPEN DAY

STATEMENT

BancodePortugal Logo.png
ASF logo.png
cmvm_logo_v2.png
PFA - Site.png
Portuguese Version 

FINLAB OPEN DAY: Sessão de Apresentação de Resultados | 1ª Edição

​

9 de julho de 2019

​

O Portugal FinLab, projeto no qual são entidades parceiras a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco de Portugal (BdP), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e a Associação Portugal Fintech, apresentou hoje os resultados e o Relatório da primeira edição da iniciativa, que decorreu entre setembro de 2018 e abril de 2019.

​

O Portugal Finlab foi lançado com o objetivo de constituir um canal de comunicação entre os três supervisores do sistema financeiro e empresas com projetos inovadores de base tecnológica para a área financeira (setor segurador, setor bancário e setor dos mercados financeiros), permitindo assim que estas entidades, melhor possam compreender as suas obrigações regulatórias.  

​

Na sessão que decorreu na sede da CMVM, e que contou com representantes dos Conselhos de Administração dos três supervisores financeiros e da Portugal FinTech foi revelado que foram apresentadas 40 candidaturas, ou seja, quatro vezes mais do que as dez vagas disponíveis, das quais 30% são empresas estrangeiras.

​

Foram critérios de seleção dos candidatos a necessidade de apoio regulatório; o caráter inovador do projeto; o estádio de desenvolvimento do projeto e os benefícios e riscos para o consumidor e para o setor financeiro.

​

Dos 40 projetos candidatos destacam-se as seguintes características:

1.png
2.png
3.png

As empresas selecionadas apresentam uma grande diversidade de área e geografia, sendo 50% estrangeiras e dividindo-se nas categorias de pagamentos, crypto e blockchain, P2P e P2B lending e regtech. Destaca-se ainda que 40% destes projetos se enquadravam no âmbito das áreas de competência partilhada do BdP e da CMVM.


Ao longo da sessão foram, partilhadas experiências e insights do Portugal Finlab por parte dos participantes e organizadores tendo sido sublinhado por todos os intervenientes que o objetivo deste projeto foi alcançado. 

​

Mais informações podem ser consultadas no site do Portugal FinLab, www.portugalfinlab.org.

 

Download do Finlab Report:
https://www.portugalfinlab.org/portugal-finlab-report  

 

bottom of page